BONS PROFISSIONAIS PARA BONS CLIENTES
Gilmar Duarte da Silva
Resumo: Em todas as
atividades existem profissionais de variados níveis e é essa diferença que
implicará no valor financeiro do serviço prestado. Assim como há diferentes
níveis de profissionais, também há níveis diferenciados de clientes. Oferte o
que possui de melhor e cobre o valor que julgar justo. Se o cliente sugerir um
valor que você considera indigno, analise se ao aceitá-lo ofertará trabalho
igualmente indigno.
Tags: honorário,
serviço contábil, valor, preço, profissional, concorrência.
Descrição:
Vivemos numa colossal
sociedade capitalista, que tem como principal objetivo - muitas vezes único - a
conquista de lucros sob qualquer pretexto. Enganar o cliente repassando
serviços destoantes do prometido pode gerar lucro imediato e encerrar a relação
comercial ali mesmo, no primeiro trabalho. Para ser duradouro, o relacionamento
cliente e fornecedor vai além de valores desprezíveis, caso contrário pode se
tornar tão gélido quanto o ar polar.
Há empresários que,
desconhecendo a importância, as responsabilidades, os riscos e a assessoria
oferecida por um bom contador optam por fazer o orçamento do serviço contábil
de suas empresas pelo telefone ou internet, e acabam selecionando aquele de
menor preço, sem ao menos terem conhecido o profissional, as instalações
físicas e referências do escritório, entre outros cuidados.
Alguns empresários
reclamam da ineficiência do seu contador e preferem nem conversar com este
profissional por considerá-lo desprovido de conhecimentos. Serão todos assim?
Os clientes que
valorizam a assessoria de bons profissionais buscam empresas contábeis que
possuam história, que sejam formadas por especialistas, estejam instaladas
adequadamente e ofereçam referenciais. Um profissional com estas
características tem um valor diferenciado, tanto no preço financeiro quanto na
qualidade do trabalho. O custo benefício é altamente concreto.
Os colegas empresários
contábeis por vezes ficam decepcionados com o mercado em virtude da
concorrência desleal, que acaba sugerindo a inexistência de motivos para
continuar na luta pela prestação de serviços contábeis com qualidade. Afirmo a
esses colegas que há muitos clientes interessados em trabalhos de excelência,
mas é preciso que os benefícios oferecidos sejam muito bem apresentados.
Invista em si mesmo.
Delegue as funções rotineiras e torne-se um gestor, um empresário contábil,
pois ao final os bons contadores vencerão e o preço será medido com a régua da
aptidão, competência, habilidade e talento do profissional.
Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil e autor do
livro "Como Fixar Honorários Contábeis".
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