A auditoria interna é uma atividade
independente e objetiva, que presta serviços de avaliação, assessoramento e
consultoria e tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operações de uma
organização.
A auditoria auxilia a organização a
alcançar seus objetivos por meio de uma abordagem sistêmica e
disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gestão de riscos, controles
e governança corporativa
Nos dias de hoje fica cada vez mais
evidente que os controles necessitam atuar fortemente com uma finalidade
preventiva. Não adianta somente identificar e corrigir um problema, após a sua
ocorrência.
O
que os controles precisam proporcionar é segurança quanto à inexistência de
novos desvios nos processos.
A avaliação dos controles adotados em relação ao objetivo do processo e aos
riscos envolvidos, proporciona a constatação de possíveis perdas financeiras e
prejuízos à imagem da organização, assim como possibilita a melhora na
qualidade dos processos e a identificação das mudanças ou adaptações
necessárias aos procedimentos e rotinas desenvolvidos, visando a sua
padronização, agilidade, melhor controle e eficácia.
Visa identificar e analisar os riscos
relevantes como base para determinar como estes riscos devem ser eliminados,
minimizados ou compartilhados.
Através da análise de risco se
consideram os aspectos internos e externos que podem afetar negativamente a
habilidade da instituição em gerir, registrar, processar, resumir e prestar
informações sobre todos os seus processos.
O controle é exercido por qualquer ação
tomada pela direção, assessorada pela auditoria, pelo conselho e por outras
partes para gerenciar os riscos e aumentar a probabilidade de que os
objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos.
O trabalho de auditoria implica a
realização de diversas etapas, cujo desenvolvimento requer ordenação e
planejamento de o que, como, quanto e quando fizer, e quem o fará. Planejamento
é um compromisso para a ação ordenada, realística e sistemática de uma escolha
racional, determinado o curso da ação do trabalho a realizar.
O planejamento do trabalho, embora em
alguns casos não exista de forma explícita e formal, sempre existe, mesmo que
somente na mente da pessoa que o executa, e se assim não fosse, o trabalho não
teria consistência. Assim, o planejamento em auditoria consiste na determinação
antecipada de quais procedimentos serão aplicados, na extensão e na
distribuição desses procedimentos no tempo e nas pessoas que realizarão essas
tarefas.
Por planejamento deve-se entender uma
metodologia de preparação de um serviço, que compreende os objetivos definidos,
o roteiro, os métodos, planos e programas a serem observados por etapas e os
processos de avaliação de que se atingiram as metas programadas.
(...)
Conteúdo editado em 02/02/2012, acesse atualizações no link abaixo.
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Fonte: Obra - Auditoria Interna como ferramenta de gestão, para
acessar mais assuntos atualizados,
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