O mercado milionário da classe contábil
Durante mais de 20 anos, venho trabalhando como o
mercado contábil e tenho notado uma notável ascensão deste segmento para a
importância do Brasil.
Ricardo de Freitas
Durante mais de 20 anos, venho
trabalhando como o mercado contábil e tenho notado uma notável ascensão deste
segmento para a importância do Brasil.
Depois do advento do SPED, Sistema
Público de Escrituração Digital, o contabilista começou a ser notado de uma
forma mais abrangente, mais não é de hoje que a classe contábil tem uma força
econômica e política pouco conhecida. Em números estatísticos, sabemos que
existem mais de 80.000 empresas contábeis e mais de 500.000 profissionais no
mercado, mas quanto isso significa para a economia? Podemos fazer algumas
análises buscando setores específicos, como softwares, publicações fiscais,
livros, etc. Estes segmentos passam com certeza da casa dos 500 milhões de
reais por ano, isso apenas exemplificando três setores, o de software por
exemplo, que conheço de perto, apenas as dez maiores empresas que desenvolvem
sistemas contábeis faturam juntas acima de 500 milhões, depois disso temos as
empresas de publicações fiscais, editoras, eventos e estruturas de TI, como computadores
e servidores. Isto significa cifras próximas ou até mesmo superiores a Um
Bilhão de Reais anuais.
Muitas vezes em meu trabalho como
consultor de marketing, comento estes números com as empresas e profissionais
que tenho contato e todos fazem aquela cara de espanto.
O Contabilista não é apenas
indispensável pelo seu trabalho de gerenciar rotinas fiscais e trabalhistas,
ele leva conhecimento para o mercado, sendo a maior “ponte” entre o fisco e os
empresários de todos os cantos deste país.
A Classe contábil não esta surgindo com
o SPED, ela é economicamente forte e possui um grau de decisão que poucas
profissões conseguem ter.
Nos próximos anos notaremos ainda mais
a força dos contabilistas na economia e estará diretamente ligado ao
crescimento do Brasil, que não é o país das grandes corporações e sim das
pequenas, onde os contabilistas são os grandes formadores de opinião.
Para os desavisados analistas de
marketing, pensem bem nesta classe bilionária, isso pode ser um diferencial
para seus negócios no futuro bem próximo.
Fonte: Jornal Contábil
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