março 18, 2015 em Geral por Karin Rosário
A NFC-e
(Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) vem para mudar o comportamento,
investimento e as preocupações dos empresários que atuam no varejo e venda
direta ao consumidor. Existe uma grande vantagem na utilização deste novo
documento.
A
legislação instituiu a NFC-e pelo Ajuste SINIEF nº 01/2013, que alterou o
Ajuste SINIEF nº 07/2005 (Nota Fiscal Eletrônica – NF-e), lembrando que cada
estado precisa regulamentar este Ajuste para que tenha validade em sua
localidade. Esta validação vem através das portarias estaduais e a maioria dos
estados já o fizeram.
Os
empresários com venda direta ao consumidor efetivam fiscalmente suas operações
atuais através do ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e Nota Fiscal modelo 2. A
maioria da operação que sofrerá o impacto nos próximos meses, em São Paulo,
está ligada a esse tipo documento. O prazo para as alterações se inicia em 01 de julho de 2015.
Os
documentos acima mencionados, não poderão mais ser utilizados, sendo
substituídos pela NFC-e e pelo CF-e SAT (Cupom Fiscal eletrônico). O CF-e SAT
exigem impressora fiscal especial e homologação técnica junto ao Fisco
Estadual. Este procedimento e equipamento específicos são um grande obstáculo
ao crescimento de novos pontos no estabelecimento. Os custos são maiores e a
questão técnica é mais complexa que a implantação da NFC-e.
Voltando
nossa atenção a NFC-e, todas as empresas com venda ao consumidor terão uma
grande vantagem em deixar o modelo anterior e passar utilizar a NFC-e, segue
algumas vantagens:
1.
Diminuição dos custos
a. Dispensa à compra e manutenção de impressora fiscal. A impressão pode ser em qualquer modelo de impressora que consiga imprimir o QR-CODE (Código de Barras) e tenha no mínimo 58 mm de área.
b. Dispensa homologação de software pelo fisco.
c. Documento não precisa ser impresso no momento da venda.
d. Diminui gasto com papel e acessórios.
e. Economia de energia elétrica com menos equipamentos.
f. Economia com processo de lacres periódicos.
2. Melhora a operação
a. Maior espaço para operador e usuário do sistema de emissão do documento.
b. Simplifica as obrigações (dispensa a impressão e arquivo papel da Redução Z e Leitura X do ECF, além de Mapa Resumo, Lacres, Revalidação, etc.).
c. Dispensa figura do interventor técnico.
d. Transmissão em tempo real, dispensando outros processos posteriores.
e. Documento pode ser enviado por e-mail e outros meios eletrônicos.
3. Outros
a. Apelo ecológico (consumidor não precisa sair com papel do estabelecimento).
b. Uso de novas tecnologias de mobilidade.
c. Flexibilidade de expansão de novos pontos rapidamente dentro do estabelecimento.
a. Dispensa à compra e manutenção de impressora fiscal. A impressão pode ser em qualquer modelo de impressora que consiga imprimir o QR-CODE (Código de Barras) e tenha no mínimo 58 mm de área.
b. Dispensa homologação de software pelo fisco.
c. Documento não precisa ser impresso no momento da venda.
d. Diminui gasto com papel e acessórios.
e. Economia de energia elétrica com menos equipamentos.
f. Economia com processo de lacres periódicos.
2. Melhora a operação
a. Maior espaço para operador e usuário do sistema de emissão do documento.
b. Simplifica as obrigações (dispensa a impressão e arquivo papel da Redução Z e Leitura X do ECF, além de Mapa Resumo, Lacres, Revalidação, etc.).
c. Dispensa figura do interventor técnico.
d. Transmissão em tempo real, dispensando outros processos posteriores.
e. Documento pode ser enviado por e-mail e outros meios eletrônicos.
3. Outros
a. Apelo ecológico (consumidor não precisa sair com papel do estabelecimento).
b. Uso de novas tecnologias de mobilidade.
c. Flexibilidade de expansão de novos pontos rapidamente dentro do estabelecimento.
Algumas
empresas, que trabalham com venda direta ao consumidor, enfrentam problemas
para realizar essa transição para uma nova tecnologia. Algumas pretendem até
manter o padrão antigo até que seja inevitável a mudança. A VARITUS BRASIL vem
observando essa mobilização e atuando de forma a auxiliar essa mudança através
de suas soluções, que contam, inclusive, com um período gratuito, e vem
contribuir para a redução dos custos do pequeno e médio empresário, nesse
momento difícil do mercado nacional. Nessa hora, toda ajuda é bem vinda.
Fonte:
Jornal Contábil por Por Adão Lopes
Fonte: Sped News
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