quarta-feira, 9 de novembro de 2016


A contabilidade on-line tem crescido de forma acelerada e tem dado muita dor de cabeça em muitos empresários contábeis. Dependendo do seu perfil, essa ameaça pode te afetar ou trazer oportunidade.
Os escritórios de contabilidade que estão oferecendo os serviços de forma on-line estão se multiplicando no site de pesquisa Google e com preços que variam de R$ 49,00 por mês a promessas de economias de até R$ 4.000,00 no ano. O primeiro impacto para muitos empreendedores contábeis é apavorante e muitos caem em desespero, mas se você seguir algumas dicas eu posso garantir que essa ameaça passará longe do seu negócio.
A primeira mudança que deve acontecer é de postura, a figura do guarda livros precisa ser deixada de lado uma vez por todas. Se você tem um cliente que seu único trabalho é emitir guias e fazer um balanço “mequetrefe” no final do ano, esse cliente mais dias ou menos dias vai migrar para uma solução mais barata de serviço. Agora, se você exerce uma função estratégica no seu cliente, emitindo demonstrações financeiras mensais, fazendo um trabalho árduo de educação contábil, vendendo soluções extras contábeis, esse cliente ficará dependente dos seus serviços.
O contador deste século precisa ser um excelente técnico contábil e ao mesmo tempo um generalista, ou seja, tem que entender de tecnologia da informação (excel, banco de dados, ERP etc.), finanças corporativas, legislação comercial, trabalhista, negociação, liderança, gestão de conflitos etc. O empreendedor moderno está cada vez mais exigente e não se contenta somente com o serviço simples de terceirização contábil, ele espera do contador um diferencial, um serviço agregado.
Essas são algumas dicas, ou melhor dizendo reflexões sobre o que se espera de um contador nos tempos atuais. As mudanças são constantes e a necessidade do profissional contábil de se reinventar é cada vez mais latente. Desejo a todos bons negócios.
Autor:
Pedro Kaled é contador com 8 anos de experiência de mercado voltado para contabilidade aplicada a empresas de pequeno, médio e grande porte. Trabalhou como analista , controller, auditor, sócio em escritório de contabilidade, consultor financeiro etc. Tem o sonho de disseminar uma cultura de controle totalmente voltada para a ciência contábil, para isso vive um desafio diário de educar empresários e usuários na matéria contábil.

Atualmente trabalha como coordenador de contabilidade em uma empresa do ramo alimentício e escreve artigos sobre diversos temas que normalmente são desafiadores na vida de empresas em desenvolvimento. Paralelamente toca projetos de educação on line, edição e publicação de e-books e auxílio no desenvolvimento de micro empreendimentos.
Artigo escrito exclusivamente para a TV Classe Contábil. É permitido a divulgação, desde que o link (URL) e a fonte (TV Classe Contábil) sejam mencionados


Fonte: AESC/JAÚ Informativo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário