Seu Cliente de Serviços
Contábeis está Inadimplente? Como Cobrar o Valor Devido?
Um dilema constante dos profissionais liberais, especialmente dos
contabilistas, é com o “cliente inadimplente” (que deve honorários).
Visando “escapar” da dívida, o dito cliente manifesta-se no sentido de
mudar de profissional.
Questiona-se: pode o contabilista reter documentos para garantir o
pagamento?
O Código de Ética do Contabilista, em seu artigo 3º, inciso XII, dispõe
expressamente que “no desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da
Contabilidade: … reter abusivamente livros, papéis ou documentos,
comprovadamente confiados à sua guarda”.
Desta forma, o profissional que possui créditos de honorários não pagos
pelo respectivo cliente deverá:
1. negociá-los
diretamente (mediante parcelamento ou quitação em bens ou títulos) ou
2.
3. recorrer a justiça
para poder receber os valores, não sendo lícito a retenção de documentos.
Fonte: Contadores-CNT
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