Cliente Abandona Documentos
– Que Fazer Neste Caso?
O que fazer quando os documentos são
abandonados pelos clientes no escritório?
Fonte: Blog
Guia ContábilLink: https://boletimcontabil.net/2016/10/19/cliente-abandona-documentos-que-fazer-neste-caso/
O profissional da contabilidade deve
então comunicar ao cliente/empresário que, de acordo com a legislação em vigor, a guarda de
documentos
é de exclusiva responsabilidade do
contribuinte.
Para evitar um dano por uma
responsabilidade que não é sua, no contrato de prestação de serviços o
contabilista deve incluir cláusula a respeito da guarda de documentos. Evita
assim demandas judiciais e aborrecimentos futuros.
De qualquer forma, em acontecendo o
abandono, o profissional deve notificar
o empresário, por meio de correspondência com aviso de recebimento ou via
Cartório de Títulos e Documentos, solicitando que, no prazo de trinta dias os
documentos que se encontram no escritório sejam retirados.
E se não houver retorno?
O profissional da contabilidade deve fazer uma publicação em jornal de
grande circulação nos mesmos termos da notificação.
Se ainda assim, não houver sucesso na retirada dos documentos e o profissional da
contabilidade não queira continuar guardando os mesmos, deve depositá-los em juízo.
Como se vê, o transtorno é grande, mas essas medidas são para resguardar o
profissional contábil.
Estes procedimentos administrativos e
judiciais subsidiam a precaução sobre futuras responsabilidades e eventuais
prejuízos.
Fonte: Portal da Contabilidade
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