As oportunidades para
Empresas Contábeis
O
ano de 2013 nomeado por entidades de classe como o ano da contabilidade é uma
realidade quando se pensa nas mudanças ocorridas numa profissão que não
consegue atender toda a atual Demanda de mercado. Vagas para áreas
especializadas do segmento contábil não são preenchidas e um estudo de uma
respeitada empresa de consultoria em recursos humanos apontam que a média
salarial de um cargo de analista contábil cresceu 24,9% somente em 2012 colocando
a profissão entre as cinco maiores valorizações do mercado nesse ano.
Paralelamente a Demanda por Serviços para empresas
qualificadas também não para de crescer e uma porta de oportunidades surgem
para escritórios de contabilidade capazes de atendê-la.
Segundo
constatei nas analises que realizei nos dados do Conselho Federal de
Contabilidade o número de organizações contábeis (sociedades) cresceu em maio
de 2013 16% quando comparado com dezembro de 2011. Os dados mostram também que
o crescimento das empresas individuais de contabilidade cresceu no mesmo
período somente 1,5% o que indica o movimento das empresas contábeis de se
solidificarem em forma de Sociedade profissional.
Mesmo
com esse crescimento de empresas de contabilidade, faltam empresas e profissionais
qualificados para atender todas as necessidades de mercado. Esse cenário vai se
acentuar ainda mais nos próximos anos, visto que a maioria das empresas
registradas no Brasil, as micros e pequenas empresas, estão começando a sentir
agora os reflexos das novas exigências a atender.
Qual
é o segredo para que uma empresa de contabilidade possa ser bem sucedida nesse
novo cenário? Primeiramente, é necessário possuir uma exímia qualificação
técnica, especialmente em temas ainda pouco dominados pelo mercado e onde a
concorrência é significativamente menor. Um dos erros cometidos por entrantes
no mercado contábil é oferecer o que a grande maioria já está oferecendo e
assim enfrentando dificuldade de se posicionar com rentabilidade, por isso,
qualifique-se para que a sua empresa possa dispor de diferenciais técnicos.
Outro
aspecto fundamental é que elas devem ser administradas com alto grau
profissionalismo nas relações com os stakeholders. A figura do contador amigo
existe, mas os limites dessa relação especialmente com os clientes devem ser
respeitados. Nesse aspecto destaco a importância de manter contratos
profissionais, instruções devidamente documentadas, adimplemento de honorários
e outros. Nas consultorias que realizo em todo o Brasil posso afirmar que há
muito campo de melhoria nesse sentido.
Oportunidades
e desafios andam lado a lado e hoje é o momento para aproveitar as novas
oportunidades do mercado contábil que significarão o sucesso de muitas
empresas, desde que elas estejam preparadas para os novos desafios que a
profissão contábil tem.
Fonte:
Administradores.com
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