domingo, 4 de janeiro de 2015

O eSOCIAL
6.1 – Previsto para ser implantado em 2014 o eSOCIAL é na verdade o SPED Folha, pois disponibilizará online todas as informações sociais. Inicialmente foi recebido com resistência pelos operadores de RH e Contabilista, mas, a partir da disponibilização do Manual do eSOCIAL, agora na versão 1.2, pode-se constatar que o sistema, embora trabalhoso, será mais simples do que se previa.
6.2 – Foi informado o seguinte cronograma para o eSocial:
• Dezembro 2014: Publicação do Decreto de criação do eSOCIAL e disponibilização do Manual;
• Seis meses após: Liberação do ambiente para testes por todas as empresas;
• Janeiro 2016: Envio oficial dos arquivos por empresas com faturamento igual ou acima de 78 milhões.
• Meados de 2016: Envio oficial dos arquivos por empresas com faturamento igual ou acima de 3,6 milhões.

6.3 - Quando mais informações sobre o tema disponíveis mais nos convencemos que o grande problema do eSOCIAL não será os profissionais que o acessarão e trabalharão no sistema, mas a conscientização dos pequenos empresários sobre a necessidade de um mínimo de conhecimento sobre o que acontecerá em 2016, evitando assim multas futuras e com valores acima da capacidade contributiva de suas empresas.
6.4 - É necessário, portanto, a participação em Palestras promovidas por seus órgãos de classe, além de conhecer as informações online já disponível no País.
6.4 – O Terceiro Setor também estará sujeito à implantação do eSOCIAL e, naturalmente, seus gestores deverão se inteirar sobre o novo sistema. O MANUAL DO eSOCIAL pode ser visto, em PDF, no LINK do governo: http://www.esocial.gov.br/doc/Manual%20de%20Orientacao%20do%20eSocial%20_%20versao%201.0.pdf
6.5 – Também disponibilizado o LINK em PDF para as perguntas e respostas do eSOCIAL, pelo governo: http://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao1_27_12_2013.pdf
6.6 - Portanto, o eSOCIAL será realidade apenas em  2016 para as entidades do TERCEIRO SETOR, mas o treinamento dos gestores envolvidos deverá ocorrer ainda em 2015.

Fonte:
Roberto Rodrigues de Morais
Especialista em Direito Tributário
Consultor Tributário em Belo Horizonte – MG
Autor do Livro online REDUZA DÍVIDAS PREVIDENCIÁRIAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário