segunda-feira, 30 de julho de 2012


Governo cria outros meios de incentivo
30/07/2012
O governo federal regulamentou, no ano passado, uma lei que facilita a participação das micro, pequenas e médias empresas em licitações públicas.
De acordo com Renato Garcia, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), há três novidades.
Uma é a regulamentação de subcontratações -uma grande empresa que vence uma licitação pode ter fornecedores de menor porte.
A segunda garante ao pequeno empresário a preferência, no caso de empate com uma grande companhia, na concorrência por um contrato público.
E, por fim, licitações de até R$ 80 mil são destinadas apenas a micro e pequenas empresas. O efeito foi um aumento na participação desses empresários nas compras governamentais.
No primeiro semestre deste ano, micro e pequenas empresas tiveram uma participação de 36% no fornecimento de bens e serviços para o governo federal -em 2010, a participação desse setor foi de 25%.
Apesar da maior participação, nem todos estão satisfeitos. Para Paulo Feldmann, presidente do Conselho da Pequena Empresa da Fecomercio (Federação do Comércio), a lei restringe a participação das pequenas empresas em licitações ao proibir que elas construam consórcios para concorrer. "A legislação brasileira está errada."
"O que o governo pode fazer é não atrapalhar", diz o professor de empreendedorismo da FGV Marcelo Aidar.
Ele considera que reduzir as burocracias deve ser a principal política para impulsionar o empreendedorismo no país. Aidar lembra que, no Brasil, uma empresa demora, em média, 120 dias para ser aberta. No Chile, são necessários 27 dias.
Além da nova regra, há órgãos destinados a incentivar o desenvolvimento dos pequenos e médios empresários. Um deles é a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo programa Inovar busca estimular o investimento em capital semente e a formação de investidores anjos.
A ClanSoft, empresa de desenvolvimento de softwares de Campinas (SP), foi uma das beneficiadas por programas governamentais. Ela contou com R$ 120 mil para desenvolver um aplicativo para tablets chamado Tacticalpad, que mostra dados e informações sobre esportes coletivos, conta o sócio Pedro Henrique Borges de Almeida, 30.
O dinheiro veio do programa Pipe (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

'Brasil está desenvolvendo políticas de apoio'
DE SÃO PAULO
 
Gilberto Sarfati é professor de empreendedorismo da FGV (Fundação Getulio Vargas) e fez um estudo sobre políticas públicas de incentivo no Brasil comparadas às de quatro países: Canadá, Chile, Irlanda e Itália.
Folha - O Brasil já tem políticas relevantes de apoio aos pequenos empresários?
Gilberto Sarfati* - Está começando a ter. Destaco a lei do Simples e o trabalho da Finep [Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia], que tem um papel importante para formar a indústria de capital de risco.
Quais iniciativas podemos aprender de outros países?
Nos países ricos, há um foco em empreendedorismo de alto impacto (empresas que crescem mais de 20% ao ano). O futuro do desenvolvimento econômico -geração de empregos e novas tecnologias- está aí. Para isso, é preciso ter educação empreendedora, preocupação com desenvolvimento regional e simplificar a vida dos empresários. É o que fazem o Canadá, a Irlanda e o Chile.
E o que não se deve fazer?
A Itália é o antiexemplo. Lá, as regras trabalhistas são muito rígidas. Um empregado não é demitido nunca, pois a quantidade de encargos que a empresa é obrigada a pagar é praticamente o salário para o resto da vida do sujeito.

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário