segunda-feira, 9 de julho de 2012


Receita abrirá na terça consultas ao 2º lote de restituição do IR 2012
Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet ou pelo telefone 146.

A Receita Federal abrirá a partir das 9h de amanhã (10) as consultas ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2012, ano-base 2011, de acordo com Joaquim Adir, supervisor nacional do IR da Secretaria da Receita.

Adir informou ao G1 que hoje (9) serão divulgadas pela instituição as informações sobre o número de restituições e contribuintes que poderão sacar o dinheiro a partir do dia 16. Entretanto, ele não informou o valor do montante que será depositado pela Receita Federal.

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet ou pelo telefone 146. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.

No primeiro pagamento deste ano, que foi o maior lote multiexercício da história, o Fisco pagou, em junho, R$ 2,5 bilhões em restituições para 1,88 milhão de contribuintes. A maior parte foi destinada aos idosos.

Regras do IR deste ano

Neste ano, foram recebidas 25,2 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo regulamentar, ou seja, entre o início de março e o final do mês de abril.

A declaração pôde ser entregue pela internet ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.

A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda está relacionada com a data de envio do documento. Quem apresentou a declaração do IR mais cedo, no início do prazo, sem erros ou omissões, tende a receber a restituição do IR mais rapidamente.

Processo de autorregularização

O Fisco lembra que os contribuintes já podem saber se há inconsistências em suas declarações do Imposto de Renda deste ano e se, por isso, caíram na malha fina do Leão, ou seja, se tiveram seu IR retido para verificações.

Essas informações estão disponíveis por meio do extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR

De acordo com a Receita Federal, o acesso ao extrato, por parte dos contribuintes, também permite conferir se as cotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das cotas, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.

Fonte: G1 – Globo
As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário