Por que as empresas
de médio porte quebram?
5 mai 2014 - Contabilidade / Societário
As discussões acerca da mortalidade
das pequenas empresas são recorrentes quando se fala de empreendedorismo e em
criar condições mais convidativas para se empreender o próprio negócio. Mas
pouco se fala das empresas de médio porte.
Os desafios de qualquer empresa nunca
cessam. Eles existem na fase pré-operacional, na criação do negócio e nas fases
seguintes. É o ciclo de vida das organizações que em cada momento precisam
superar barreiras com vistas ao crescimento de longo prazo.
Como a maior parte dos negócios que
estão em atividade teve os mesmos desafios no início da empresa, é comum
encontrar estudos e estatísticas que foquem os primeiros 3 a 4 anos de vida de
uma empresa. Mas e depois? O que ocorre quando a empresa ultrapassa essa fase?
As chamadas empresas em crescimento
passam pela fase inicial de recuperação do investimento e entram em um novo
ciclo. Muitas adquirem o porte do que se chama média empresa (nem micro/pequena
e nem grande).
A média empresa pode existir por
décadas e muitas vezes é gerida por pessoas de uma mesma família ou
funcionários de longa data na casa. Algumas entram em um estágio de sensação de
autossuficiência e com isso falham.
Na verdade, alguns estudos mostram
que é mais comum e desastrosa a quebra de uma empresa de médio porte que
aquelas chamadas de pequenas porque quando o problema fica claro já se passaram
anos de atraso e a solução se mostra insolúvel à primeira vista.
Um estudo que será publicado ainda
este ano nos EUA por Robert Sher mostra que, diferentemente das grandes
empresas, as médias não possuem talento tecnológico e organizacional para
cessar o problema que está levando a empresa à quebra rapidamente.
E ainda, há algumas características
típicas que as médias empresas tendem a não perceber a tempo, pois passam a fazer
parte do seu dia a dia.
Entre elas destacam-se: força de
vendas arrogante, que pressiona de maneira exagerada a cadeia de valor;
desatualização tecnológica e de infraestrutura; poucos talentos em áreas chave;
depender excessivamente de poucos clientes.
O fato é que há desafios em qualquer
fase do processo empreendedor. O papel do líder empreendedor é perceber e
antecipar os problemas, buscando soluções adequadas ao momento que vivencia em
seu negócio.
Médias empresas já passaram pela
primeira fase que ainda muitas empresas não conseguem ultrapassar no Brasil
(sobreviver ao terceiro ano de vida). Porém, os riscos de um grande tropeço são
altos, caso o empreendedor não fique atento e vigilante.
Fonte: uol
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