sexta-feira, 27 de março de 2015

BLOCO K – LIVRO DE PRODUÇÃO E CONTROLE DO ESTOQUE.

A PARTIR DE JANEIRO DE 2016, AGREGADO NO SPED FISCAL:

- AQUELE QUE AS EMPRESAS DE REGIME NORMAL DE TRIBUTAÇÃO DO ICMS E IPI ENTREGAM TODO MÊS, ATÉ O DIA 25 DO MÊS SUBSEQUENTE.

Muito bem, imaginem vocês caros colegas contadores e donos de escritório de contabilidade, quantas pequenas indústrias, clientes desses escritórios de contabilidade existem por aí.

Pequenas indústrias, apesar de não serem mais enquadradas no Simples, mas continuam ainda como empresas de pequeno porte, recém-saídas do Simples Nacional.

Vocês acreditam que elas têm condições de manter um controle rígido de controle de produção e estoque? Vocês acreditam que esses pequenos proprietários têm noção da estrutura da composição dos custos de seus produtos? Eles fazem de modo empírico.

E nem mesmo tem condições de adquirir um sistema que faça esses controles, por meios de sistemas complicados e que exigem treinamentos e tempo para serem implantados, além do mais são muito oneroso.

E os donos dessas pequenas indústrias, nem sequer tem noção de seus custos. Eles aplicam “o mais ou menos”, da época que eram funcionários de outras indústrias maiores.

E não adianta esses sistemas estarem instalados nos escritórios de contabilidade. Tem estar instalados nas empresas. E posteriormente mandar os arquivos para serem agregados ao Sped Fiscal do mês.

Mesmo porque, como os contadores irão alimentar os processos de produção? Lançar requisições de matérias prima para a produção, analisar o processo de elaboração da produção, saber a necessidade da quantidade a ser produzida, a estrutura do produto? Etc. etc.

Portanto tem que ser obrigatoriamente feito dentro das empresas.

Esse tal de Bloco K, que já era para ter sido obrigatório a partir de janeiro de 2015, foi postergado para 2016, e tenho eu a impressão que mais uma vez vai ter que ser prorrogado. Ou vai ser um caos para as pequenas indústrias.

Se a Receita bater o pé e exigir mesmo no Sped Fiscal de janeiro de 2016, vai ter multas pra todo lado.

As pequenas indústrias não estão preparadas pra isso.

Jorge Luiz Micheletti
Assessoria Contábil



Nenhum comentário:

Postar um comentário