Receita estuda sistema para
unificar declarações
Por Thiago
Resende | De Brasília
A Receita
Federal apresentou ontem um projeto para reduzir custos de declarações feitas
pelas empresas, aperfeiçoar a fiscalização e aumentar o recolhimento de
tributos. Chamado, a princípio, de Sistema Público de Escrituração Digital
(Sped), ele pretende unificar as informações que as companhias devem declarar à
Receita, ao Ministério do Trabalho, à Caixa Econômica Federal e ao Instituto
Nacional de Seguro Social (INSS).
Pelo
planejado, a partir de janeiro de 2014, as empresas irão, em um único documento
digital, incluir os dados que devem ser prestados a esses órgãos. O primeiro
passo deve ocorrer até 28 de março, quando Receita, Caixa, INSS e Ministério do
Trabalho devem assinar um acordo conjunto, informou Daniel Belmiro Fontes,
técnico da Receita Federal.
"Existem
diversas declarações pedindo as mesmas informações e em plataformas
diferentes", afirmou Fontes, ao apresentar a proposta no Conselho Nacional
de Previdência Social, que se reuniu ontem em Brasília.
Criando uma
base única de dados entre os quatro órgãos, o governo espera reduzir os custos
das empresas, principalmente do pequeno empresário, pois há despesas com
documentos, como a folha de pagamento. Pretende-se criar uma "versão
digital da folha de pagamento e demais informações fiscais, previdenciárias e
trabalhistas de forma padronizada", explicou o representante da Receita na
reunião do Conselho.
Ainda em
fase de estruturação, o sistema, quando em vigor, deve reduzir a economia
informal, o risco de fraudes, além de aumentar a arrecadação, frisou Fontes.
Fonte: Valor
Econômico
Aeesc Jau
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