O segredo das grandes
empresas familiares
O principal é enxergar
longe e se programar para o futuro
Grande parte das empresas brasileiras altamente reconhecidas e
fortificadas no mercado começaram com um negócio familiar. Nos mais diversos
setores, corporações de sucesso – como a Gol, o Itaú, a Porto Seguro e a rede
de lojas Magazine Luiza – dão exemplo de como fazer para que as características
familiares deixem de gerar apenas conflitos e passem a ser um fator positivo e
diferencial.
O segredo das famílias de sucesso é enxergar longe e se programar para o
futuro, pois desenvolver e perpetuar não são tarefas que podem ser realizadas
sem planejamento. Em alguns casos, mesmo os empreendimentos que já estão
concretizados são abalados quando há falta de comprometimento com a empresa por
parte dos membros envolvidos. É o que ocorreu há algum tempo com o grupo Pão de
Açúcar, TAM e, mais recentemente, com o Panamericano.
Todos eles, por diferentes motivos, passaram por uma
criseorganizacional. A solução foi realizar uma reestruturação, retomando os
valores do fundador e programando as futuras atitudes empresariais. O processo
sucessório é um dos primeiros assuntos que deve ser tratado quando se pensa em
um desenvolvimento a longoprazo. Ele consiste em entender e analisar a empresa
tal como ela é, a fim de fazer com que os valores e objetivos implantados pelo
fundador se perpetuem.
A geração que irá assumir o negócio precisa conhecer a personalidade do
empreendedor – como sua perseverança, honestidade, carisma e liderança – a fim
de levar adiante a cultura empresarial. Por isso, realizar a sucessão na
presença do fundador é essencial para que a empresa não perca sua identidade no
mercado. Muitas vezes, o herdeiro não tem interesse em tomar frente e
administrar o negócio. Todos esses aspectos serão analisados na escolha de um
sucessor capacitado, sendo ele da família ou não.
O segundo passo tomado pelas grandes marcas familiares é estabelecer os
critérios gerais que irão nortear as decisões da administração.
Profissionalizar a gestão significa criar regras para definir os papéis
corporativos, deixando claro para os proprietários, sócios e herdeiros o que é
família, o que é propriedade e o que é gestão da empresa. Uma empresa
profissionalizada adota medidas que visam sua expansão e perpetuação.
A criação de um conselho de administração, baseado nas práticas de
governança corporativa, é um instrumento importante para gerar credibilidade
entre herdeiros e sócios (acionistas ou cotistas), uma vez que fiscaliza e
regula a empresa. Governança corporativa é um recurso que auxilia no
reconhecimento, expansão e valorização das empresas frente ao mercado, pois
propõe que as atitudes do conselho sejam baseadas em transparência, equidade e
prestação de contas.
As famílias proprietárias das grandes corporações também enxergam, como
objetivo da implantação desse processo, uma forma de lidar com suas próprias
questões de convívio interno, uma vez que ele impede possíveis desvios de
conduta e diminui o desgaste no processo sucessório. Quanto maiscedo essas
atitudes forem tomadas, menor será a chance de a empresa perder o controle de
sua administração e passar por crises estruturais.
Domingos Ricca é sócio-diretor da Ricca & Associados Consultoria e
Treinamento e da Revista Empresa Familiar. Consultor especializado em empresas
familiares. Certificado em Governança Corporativapela SQS Suíça e Fundação
Vanzolini, realizada em Buenos Aires Argentina. PhD em administração, professor
de graduação e pós-graduação, autor de livros sobre temas de empresas
familiares.
Domingos Ricca
Fonte: Revista Incorporativa
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