Documentos na Era Digital
Como racionalizar a
quantidade de documentos no âmbito empresarial? Qual da tendência de mercado á
curto prazo? Porque inovar?
Por Solange Maria Ferreira
Estatisticamente, pesquisas evidenciam o aumento do volume de
papel documental nas empresas. Isso ocorre porque desde os primórdios as
empresas trabalham com o armazenamento de documentos através de papéis
escritos, e com o passar de algumas décadas
impressos e assinados. Porém, como todos já sabem a disposição natural
do mercado é o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Essa mudança é um
grande salto que o Fisco já deu.
Com o avanço tecnológico e com sistemas de automação
comercial cada vez mais inteligente (Business Intelligence), as organizações
passaram a integrar eletronicamente os seus documentos junto aos órgãos
competentes, assim sendo: é oportuno que as empresas passem a promover também a
integração digitável com contabilidade e é de suma importância que os arquivos
internos das empresas também passem a ser arquivados eletronicamente, essa
certamente não será uma mudança de curto prazo.
Atualmente, em algumas situações e em alguns órgãos já é um
requisito básico a substituição da assinatura em papel pela certificação
digital.
Com a aprovação da PLC 11/2007 - que discorre sobre as normas
judiciais dos documentos digitais é provável que o alvo seja documentar em meio
digital, dessa forma, as empresas reduzirão o volume da documentação escrita/impressa.
Cito também que: alguns tipos de documentos devem ser armazenados por questões
fiscais até cinco anos, na realidade a uma mudança gradativa na Lei e na
cultura, refiro-me, a substituição anual de documentos que comprove a
adimplência junto a empresas de telefonia, de energia e outras, por exemplo.
Dessa forma é possível começar a mensurar a racionalização do volume de
documentos/papéis que devem ser arquivados.
A conversão de documentos em papéis por documentos digitais,
é uma preocupação mundial, porque reflete diretamente na preservação do meio ambiente e
consequentemente no equilíbrio das condições climáticas.
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Fonte: Administradores.com
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